LIMPEZA E ENERGIZAÇÃO

DOS CRISTAIS

Todos os cristais devem ser limpos antes de serem utilizados dentro da cristaloterapia. Isso se faz necessário pois eles se carregam com a energia dos locais e das pessoas aonde se encontram. Para esse processo temos algumas opções de escolha. Seguem as mais indicadas:

Sal Grosso & Sol : Deixar os cristais em uma tigela com água e sal grosso. Cobrir os cristais com água até ficarem totalmente submersos. Após mais ou menos duas horas já pode retirar os cristais e os colocar ao sol por mais ou menos duas horas para a energização.

Pronto, seus cristais já podem ser utilizados!

OBS: Neste método devemos tomar cuidado com pedra que se dissolvem em água como a Halita e algumas qualidades de Enxofre que não poderão ir para a água. Outro cristal que não indico colocar na água em NENHUM caso é a Angelita, pois irá perder sua coloração, isso acontece por ser muito porosa. Nesses casos usar o método da Selenita descrito logo abaixo!

Selenita: Devido a essa necessidade de se obter um método mais rápido de limpeza e energização dos cristais que alguns pesquisadores, há alguns anos, descobriram o método de limpeza pela selenita em bastão. Com esta pedra temos a possibilidade de limpar todos os nossos cristais em apenas alguns minutos e ao mesmo tempo que as pedras são limpas elas também se energizam.

 

Para limparmos as pedras por este método precisamos apenas da selenita em si e de uma ponta bruta de cristal de quartzo. Importante lembrar que esta selenita é um pouco difícil de ser encontrada e precisa possuir uma terminação natural em uma de suas pontas. Geralmente elas são provenientes do México e as lojas que conheço que comercializam essas pedras são a Reis Rocha em São Paulo e o Luiz Menezes em  Minas Gerais. As selenitas estriadas onde as pontas são serradas, retas, não servem para este fim. Estas geralmente são muito mais baratas.  Pelo preço já conseguimos saber, é praticamente impossível achar uma selenita em bastão, mesmo as bem pequenas, por menos de vinte e cinco ou trinta reais.

 

Bom, a limpeza em si é bem fácil, precisamos apenas colocar o bastão de selenita em um superfície lisa com a ponta de quartzo logo a sua frente. A ponta da selenita tem que estar voltada para a base do cristal de quartzo. Após termos essas duas pedras posicionadas, colocaremos as pedras a serem limpar na frente da ponta do quartzo. Deixaremos as pedras em frente a esses dois cristais por no mínimo cinco minutos e depois já poderemos utilizar os cristais que estarão limpos e energizados.
 

Para os que não entenderam o porque do cristal de quartzo neste método, gostaria de  explicar que sua função é de ampliar o espectro de atuação da selenita. Como o quartzo amplifica as outras pedras ao colocarmos ele na frente da selenita, esta poderá atuar em um campo maior e poderemos colocar mais pedras ao mesmo tempo.

 

Outra explicação que julgo necessária é o porque que a selenita consegue limpar as outras pedras e energizá-las ao mesmo tempo. Este cristal é uma das pedras com a maior frequência energética que temos conhecimento e ao apontarmos a selenita para as outras pedras seu campo energético entra em ressonância com o das outras pedras com frequência mais baixa e vai aos poucos “subindo” e limpando as frequências mais densas e baixas dessas outras pedras, e é assim que a selenita devolve aos cristais seu estado ‘’normal’’ de vibração, em outras palavras, limpa as pedras.

A seguir uma ilustração deste método de limpeza:

 

 

 

 

 

 

Placa de Gipsita: Como o bastão de Selenita costuma ser difícil de achar temos outra possibilidade mais fácil de ser encontrada que é a placa de gipsita. A gipsita possuí exatamente a mesma composição química da selenita em bastão e suas propriedade energéticas são as mesmas, ou seja, também limpa as outras pedras.

Neste caso teremos apenas a limitação do espaço pois só poderemos limpar o número de pedras que couberem em cima da placa de selenita.

Como proceder? Simplesmente coloque as pedras a serem limpas em cima da placa de gipsita e deixe-as por um tempo mínimo de 15 minutos, porém esse tempo pode varias com a necessidade. Após esse período as pedras já estarão limpas e energizadas. Prontas para irem trabalhar outra vez!

IMPORTANTE: O método de limpeza pela Selenita foi primeiramente descrito pela autora Katrina Raphael em seus livros escritos no final da década de oitenta. Neles pudemos aprender este método muito eficaz e rápido de se limpar os cristais. Infelizmente nos dias atuais alguns autores pegaram esse ensinamento e o estão utilizando com uma outra variedade de cristal, que possui a mesma composição química da Selenita descrita por Katrina Raphael, porém possui outro tipo de formação, que não forma um bastão natural, eles formam grandes massas de cristais porém são CORTADOS para serem vendidos em pequenos pedaços, são Selenitas Estriadas. Gostaria de deixar muito claro que na minha opinião, para que o método acima funcione em sua potencialidade máxima é necessário usar a Selenita em bastão de formação natural e não a Selenita ESTRIADA que é cortada  que é muito mais fácil de se encontrar e muito mais barata. Uma Selenita "original" não sairá por menos de cinquenta reais, já a estriada do mesmo tamanho sai por no máximo dez reais. O princípio que embasa minha opinião é que as pedras de formação em bastão natural possuem naturalmente um direcionamento energético muito mais preciso e forte, ao passo que a Selenita estriada, por ter sido "moldada" por mãos humanos não irá chegar nem perto em seu poder de direcionamento energético, e por conseguinte, de limpeza dos cristais. Seguem abaixo duas fotos  para facilitar a identificação das duas pedras: 

Selenita Estriada (Não Recomendada)

Drusa de Selenita em Bastão Natural, mostra como esses bastões se formam naturalmente.

Selenita em Bastão Natural (Indicada)

EDUARDO MELLO CRISTAIS TODOS OS DIREITOS RESERVADOS